Ana Paula Rodrigues Alves

Como as redes sociais influenciam a imagem profissional

Os empregadores por sua vez, também estão de olho no que seus colaboradores publicam e compartilham nas redes sociais. Ainda, não são raros os casos que os conteúdos das redes são utilizados como provas no meio jurídico.

Hoje em dia o que se publica e compartilha influencia na vida pessoal e profissional, refletindo na imagem profissional de cada usuário.

Mensagens ofensivas, erros ortográficos além de fotografias comprometedoras ou polêmicas, passam uma imagem negativa ao pretenso candidato ao emprego.

Já para quem está empregado, escrever desabafos sobre fatos ocorridos no ambiente de trabalho, críticas ou ofensas ao empregador e colegas de trabalho, expor dados confidenciais da empresa, pode ensejar uma advertência ou demissão e prejudicar sua reputação.

Em todos os casos é necessário muito bom senso nas publicações e comentários!

Em contrapartida, é possível utilizar esta ferramenta para construir uma boa imagem profissional, aumentar sua rede de contatos e também conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

Para isso, procure potencializar e evidenciar suas competências. Vale refletir ainda se está conseguindo transmitir suas qualidades e valores morais e sociais.

Confira algumas dicas de como destacar-se de forma positiva nas redes sociais:

PRESERVE SUA INTIMIDADE – A maioria dos usuários não percebem o impacto de uma fotografia, compartilhamento ou comentário nas suas redes sociais. É preciso lembrar que muitas pessoas podem ter acesso ao conteúdo e imagens de suas publicações. As redes sociais normalmente dispõem de opções de privacidade, sendo possível restringir a um grupo seleto o conteúdo das mensagens ou fotos. Mas ainda assim a imagem ou publicação poderá ser curtida ou compartilhada, gerando novas visualizações, por isso é preciso muito bom senso nas postagens e preservar sua intimidade.

EVITE DEBATES INÚTEIS- Saber expor suas opiniões, argumentar de forma inteligente e aceitar a opinião e o ponto de vista alheio, além de significar maturidade também pode demonstrar sua lógica argumentativa perante o empregador. Assuntos como religião, futebol, política, preferências, são muito polêmicos e pessoais, uma discussão agressiva em determinados temas passam uma imagem negativa de intolerância. Além disso, você não sabe qual o posicionamento de seu empregador. O uso bom senso e evitar debates inúteis sempre serão as melhores opções.

COERÊNCIA NAS PUBLICAÇÕES- O que você curte, publica ou compartilha demonstra seu interesse, comportamento e forma de pensar, esteja atento a isso. Evitar publicações sem conteúdo, preconceituosas, ofensivas ou muito polêmicas e verificar a fonte e a veracidade dos conteúdos postados são cuidados básicos para preservar a imagem.

FOCO PROFISSIONAL- Se o objetivo for aumentar sua rede de contatos profissionais, busque contato com pessoas e profissionais que agreguem conhecimento. Mas não esqueça que qualidade é melhor que quantidade, então seja seletivo nos seus contatos. Participe de grupos voltados aos interesses comuns de sua área profissional, eventos, debates técnicos e interaja com conteúdos relevantes. Utilize as redes sociais fortalecer sua imagem profissional, demonstrar seu progresso profissional, evidenciar suas conquistas, divulgar seus trabalhos, suas qualificações, mas claro, sempre com muita moderação. Se o objetivo for recolocar-se no mercado de trabalho, algumas empresas publicam suas vagas nas redes sociais, então esteja atento às oportunidades, pois podem valer-lhe boas oportunidades.

A boa imagem profissional é construída dia após dia. Lembre-se que você é sua melhor marca!

Ana Paula Rodrigues Alves

Consultora em Gestão Jurídica, especializada em estratégia e planejamento, gestão de pessoas e serviços.